Pular para o conteúdo principal

TRANSFERÊNCIA DE JURISDIÇÃO

TRANSFERÊNCIA DE JURISDIÇÃO
Trata-se da transferência de um dado veículo de um estado para outro.

Digamos que uma pessoa tenha um veículo registrado em seu nome, no Estado de São Paulo onde  trabalha e decida transferi-lo para o Rio de Janeiro onde mantem uma de suas residencias.

PASSO A PASSO:

Antes de tudo, verificar junto ao DETRAN de origem se existem pendências como taxas vencidas ou multas vencidas ou a vencer e pagar todas e efetuar o pagamento integral do IPVA.

1.Proprietário paga junto ao banco que repassa os recolhimentos de receitas do DETRAN (no Rio de  Janeiro é o BRADESCO) no seu CPF (se pessoa f´sica) ou CNPJ (se jurídica) as seguintes taxas:

DUDA de Transferência de Propriedade (serve para ambos os serviços).
DUDAS de PLACAS REFLETIVAS + TARJETA + LACRE.

2. Agendar a vistoria no DETRAN de destino (neste caso, do Rio de Janeiro)

3. Separa para entrega no dia da vistoria agendada os seguintes documentos:

DUDAS ORIGINAIS PAGOS
ORIGINAL DO CERTIFICADO DE REGISTRO com os campos no verso sem preenchimento e
Cópia de Identidade, CPF e comprovante de residencia tudo no nome do titular.
DOCUMENTOS ADICIONAIS CONFORME O CASO:


VEÍCULO ESPECIE CARGA CATEGORIA ALUGUEL
Cópia simples do Certificado de Registro Nacional de Transportes Rodoviários de Carga na ANTT, na validade.
SENDO PROPRIETÁRIO PESSOA JURÍDICA
Copia do Contrato Social (se firma LTDA),
Original impresso na validade da consulta no site da Receita Federal do CNPJ da empresa comprovando endereço do estabelecimento no município de destino.
Copia de identidade do sócio com poderes para assinar pela empresa que vá estar presente no ato da inspeção técnica veicular (vistoria).
Este assunto não se esgota nesta postagem, nem mesmo neste blog.

Evite intermediários, procure confirmar todas as informações junto aos órgãos oficiais antes de tomar decisões.
Qualquer dúvida ou indicio de irregularidade no cumprimento da lei, faça contato com a Ouvidoria do DETRAN responsável pelo serviço.

Comentários

  1. Quanto custa essa transferência de São Paulo para o Rio

    ResponderExcluir
  2. E preciso que eu vá até São Paulo ou posso redolver aqui no em Niterói

    ResponderExcluir
  3. Quanto fica no caso uma moto de Manaus AM , para o RIO de Janeiro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

INCLUSÃO E BAIXA DE GRAVAMES

Os gravames financeiros podem ser classificados como: Alienação Fiduciária Reserva de Domínio Arrendamento Mercantil  ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA Ao comprar o veículo, o cliente que optar por esta modalidade de financiamento sai da agencia como proprietário do bem. Ao agendar a vistoria para a transferência de propriedade ser regularizada junto ao DETRAN, deve informar tratar-se de uma compra com a inclusão de uma alienação. Tema sobre transferência de propriedade será tratado com mais detalhes em outro tópico mas segue adiante abordagem ilustrativa. Deverá já ter sido pago o DUDA de TRANSFERÊNCIA DE PROPRIEDADE (014-0) e o da alienação denominado: Averbação/baixa de alienação (código: 018-3) O recolhimento do DUDA no CPF do comprador, se pessoa física ou CNPJ se pessoa jurídica. IMPORTANTE: não precisa agendar vistoria se o veículo está com o licenciamento anual atualizado e o serviço no DETRAN for somente a inclusão ou baixa da alienação. DOCUMENTAÇÃO Cópia da identi...

TRANSFERENCIA COM BAIXA DE LEASING

COM BAIXA DE ARRENDAMENTO MERCANTIL Quando a transação de compra e venda de um veículo está vinculada a um contrato de arrendamento mercantil em que o agente financeiro comunica a baixa do leasing e o arrendatário é o comprador, este deve obter do banco os seguintes documentos: Original do Certificado de Registro do Veículo (CRV) com todos os campos preenchidos corretamente e sem rasura. Cópia autenticada da procuração por instrumento público na validade com o nome de quem assina o CRV no campo vendedor. Na data agendada para a inspeção técnica veicular (vistoria) do veículo objetivando a transferência de propriedade, o comprador deve estar com a documentação entregue pelo banco bem como: Copia de identidade; CPF e comprovante de residência. DUDA original pago para Transferência de Propriedade recolhido no CPF do comprador Se o comprador não for o arrendatário cujo nome conste no campo OBS do CRV, o comprador deve juntar também o TERMO DE DESISTÊNCIA DA OPÇÃO DE COMPRA, qual...