Pular para o conteúdo principal

TRANSFERENCIA DE PROPRIEDADE

TRANSFERÊNCIA DE PROPRIEDADE

INTRODUÇÃO


Todos os procedimentos relacionados, bem como informações, devem ser obtidas diretamente no site do DETRAN do estado em que o veiculo está licenciado. No caso do Rio de Janeiro: http://www.detran.rj.gov.br/ ou pelo tel 3460-4040.

O que faremos aqui são tão somente recomendações para evitar muitos ruidos de comunicação e erros de procedimento por falhas na interpretação dos textos legais.

Assim sendo vejamos:

Em uma operação de compra e venda de veiculos automotores, o proprietário vendedor, se pessoa física, deve entregar ao comprador o CRV (certificado de registro do veiculo) original preenchido e assinado observando-se as seguintes recomendações:

Muita atenção para não errar o preenchimento do CRV nos campos em aberto.


Indicios de rasura nos campos VALOR, RG e CPF do comprador e na data do fechamento da venda facultam ao posto determinar que se faça a segunda via do CRV.


Em alguns Certificados de registro (também apelidados de dut-recibo ou compra e venda) é obrigatorio o reconhecimento de firma em cartorio da assinatura do vendedor. Neste caso a assiantura do comprador no recibo tem que ser semelhante à assinatura na cópia da identidade anexada ao processo. Temos, entretanto, certificados nos quais se faz obrigatório o reconhecimento de firma também do proprietário comprador. Em ambos casos o reconhecimento tem que ser por autenticidade.


A data do reconhecimento tem que ser igual ou posterior à data do fechamento. Do contrário, o posto determinará a segunda via do recibo.

SINAL PÚBLICO

Quando o reconhecimento é feito em cartório de jurisdição diferente daquela em que se está vendendo o veiculo, no recibo deverá constar o sinal público. Ou seja, o cartorio de destino reconhece a assinatura do escrevente do cartório de origem.

TRANSFERENCIA DE PESSOA JURÍDICA PARA PESSOA FÍSICA.

Quando a venda do veículo for feita por pessoa jurídica para pessoa física, anexar cópia autenticada do ato constitutivo da empresa vendedora no qual conste o nome do sócio que assina o certificado no campo vendedor no CRV.
Em se tratando de empresa S/A ou sociedades civis de direito privado sem finalidade econômica, também se faz necessário copia autenticada da Ata de Assembleia em que conste a diretoria indicando o nome de quem tem poder para assinar pela empresa e que assina o CRV.

Se a pessoa jurídica vendendo não for agencia de automóveis, dependendo do valor da venda, será necessário a CND - Certidão Negativa de Débito da Previdência Social ( www.dataprev.gov.br ).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INCLUSÃO E BAIXA DE GRAVAMES

Os gravames financeiros podem ser classificados como: Alienação Fiduciária Reserva de Domínio Arrendamento Mercantil  ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA Ao comprar o veículo, o cliente que optar por esta modalidade de financiamento sai da agencia como proprietário do bem. Ao agendar a vistoria para a transferência de propriedade ser regularizada junto ao DETRAN, deve informar tratar-se de uma compra com a inclusão de uma alienação. Tema sobre transferência de propriedade será tratado com mais detalhes em outro tópico mas segue adiante abordagem ilustrativa. Deverá já ter sido pago o DUDA de TRANSFERÊNCIA DE PROPRIEDADE (014-0) e o da alienação denominado: Averbação/baixa de alienação (código: 018-3) O recolhimento do DUDA no CPF do comprador, se pessoa física ou CNPJ se pessoa jurídica. IMPORTANTE: não precisa agendar vistoria se o veículo está com o licenciamento anual atualizado e o serviço no DETRAN for somente a inclusão ou baixa da alienação. DOCUMENTAÇÃO Cópia da identi...

TRANSFERÊNCIA DE JURISDIÇÃO

TRANSFERÊNCIA DE JURISDIÇÃO Trata-se da transferência de um dado veículo de um estado para outro. Digamos que uma pessoa tenha um veículo registrado em seu nome, no Estado de São Paulo onde  trabalha e decida transferi-lo para o Rio de Janeiro onde mantem uma de suas residencias. PASSO A PASSO: Antes de tudo, verificar junto ao DETRAN de origem se existem pendências como taxas vencidas ou multas vencidas ou a vencer e pagar todas e efetuar o pagamento integral do IPVA. 1.Proprietário paga junto ao banco que repassa os recolhimentos de receitas do DETRAN (no Rio de  Janeiro é o BRADESCO) no seu CPF (se pessoa f´sica) ou CNPJ (se jurídica) as seguintes taxas: DUDA de Transferência de Propriedade (serve para ambos os serviços). DUDAS de PLACAS REFLETIVAS + TARJETA + LACRE. 2. Agendar a vistoria no DETRAN de destino (neste caso, do Rio de Janeiro) 3. Separa para entrega no dia da vistoria agendada os seguintes documentos: DUDAS ORIGINAIS PAGOS ORIGINAL DO CERTIF...

TRANSFERENCIA COM BAIXA DE LEASING

COM BAIXA DE ARRENDAMENTO MERCANTIL Quando a transação de compra e venda de um veículo está vinculada a um contrato de arrendamento mercantil em que o agente financeiro comunica a baixa do leasing e o arrendatário é o comprador, este deve obter do banco os seguintes documentos: Original do Certificado de Registro do Veículo (CRV) com todos os campos preenchidos corretamente e sem rasura. Cópia autenticada da procuração por instrumento público na validade com o nome de quem assina o CRV no campo vendedor. Na data agendada para a inspeção técnica veicular (vistoria) do veículo objetivando a transferência de propriedade, o comprador deve estar com a documentação entregue pelo banco bem como: Copia de identidade; CPF e comprovante de residência. DUDA original pago para Transferência de Propriedade recolhido no CPF do comprador Se o comprador não for o arrendatário cujo nome conste no campo OBS do CRV, o comprador deve juntar também o TERMO DE DESISTÊNCIA DA OPÇÃO DE COMPRA, qual...